
Categoria: Artigos
Data: 17/05/2025
“Ou é pelo teu mandado que se remonta a águia e faz alto o seu ninho?” (Jó 39.27)
A águia é a rainha do espaço. É símbolo de nobreza. Faz voos altaneiros e longínquos. Voa em linha reta e de longe enxerga seu alvo. Busca renovo para si mesma e cuida extraordinariamente de seus filhos. A águia pode ser nossa pedagoga. Destaco, aqui, algumas lições.
Primeira, a águia coloca o ninho de seus filhotes no alto dos penhascos, longe dos predadores (Jó 39). Os predadores estão por todos os lados, na porta das escolas, nas ruas, nas redes sociais, na grande mídia, na literatura e até nas igrejas. Precisamos proteger nossos filhos colocando o ninho deles fora do alcance desses predadores. Segunda lição: a águia ensina seus filhos pelo exemplo. Ela plana sobre o ninho dos filhos dando-lhes o exemplo de como voar. Terceira, ela estimula seus filhos com o desconforto quando eles se acomodam e teimam em não sair do ninho.
Quarta, ela disciplina seus filhos treinando-os, sem jamais desistir deles. A águia arranca os filhos do ninho, lança-os no espaço e depois os ampara com suas possantes asas, levando-os novamente para as alturas e repetindo a lição até que aprendam a voar sozinhos. A lei da águia é: “Meu filho, meu discípulo”. E você, tem investido em seus filhos? Tem ensinado a eles pelo exemplo? Tem disciplinado a eles sem desistir deles?